sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Vuelta a España 2011 13ª ETAPA

Michael Albasini da HTC-Highroad alimentado o seu caminho para a vitória em Ponferrada, dominando o sprint de um grupo de fuga na décima terceira etapa da Vuelta a Espana. Eros Capecchi (Liquigas) foi o único do grupo de 20 homens capazes de acompanhá-lo, com Dani Moreno da Katusha chegando ao terceiro lugar

"É uma grande sensação, eu estou tão feliz por vencer a etapa", disse Albasini. "Eu fiz a decisão certa, eu entrei no grupo certo. Sofri muito sobre a montanha, mas uma vez eu superei a subida passada eu sabia que era possível."

Foi sua terceira vitória da temporada, tendo já ganhou uma etapa do Bayern Rundfahrt (onde ele usava a camisa de líder por um dia), eo GP Kanton Argau. O suíço também levou a camisa de montanha na Vuelta al Pais Vasco.

O que começou como um grupo de 23 jogadores nunca tinham mais de cerca de uma vantagem de 3:20 sobre o pelotão, mas foi o suficiente como o campo passou mais de cinco subidas classificado, inclusive debutante Vuelta Puerto de Ancares. O campo cruzou a linha de chegada 01:32 atrás do vencedor, e Bradley Wiggins facilmente defendido sua camisola de líder.

Vincenzo Nibali (Liquigas) passou de quarto para segundo lugar, tendo um bônus de seis segundo para o primeiro lugar no primeiro intermediário sprint. O campeão de 2010 é agora de apenas quatro segundos atrás de Wiggins.


A primeira das três etapas de montanha séria viu uma mudança na liderança do ranking da montanha. David Moncoutie da Cofidis perdia Matteo Montaguti (AG2R) por apenas um ponto que entra no palco, e ele estava determinado a recuperar a camisa que ele ganhou nos últimos três anos. Perdendo para Montaguti nas duas primeiras subidas, o francês entrou para quebrar o dia para pegar os principais pontos para os três restantes subidas, com o seu rival ser excluído.



Moncoutie agora lidera Montaguti 12 pontos na competição do escalador.

Cinco sobe no dia

A etapa teve um início rápido e furioso. Um grande grupo fugiu cedo, com a classificação da montanha rivais Montaguti e Moncoutie nele. Montaguti defendeu sua liderança ao vencer a primeira subida do dia, o Alto O'Pico Da Pena, à frente de Moncoutie.

O grupo foi acompanhado por grandes nomes como líder da corrida Bradley Wiggins (Sky) e Vincenzo Nibali (Liquigas). Nibali aproveitou da situação para saltar para os pontos e bônus no tempo do sprint primeiro intermediário do palco. Os seis segundo o levou até ao segundo lugar virtual.

Os nomes de topo caiu fora eo resto do grupo chegou à segunda subida. A categoria do Alto de O Lago não oferecem pontos de montanha muitos, mas Montaguti e Moncoutie estavam em uma corrida cabeça a cabeça para escalar o título. Benat Intxausti da Movistar teve os pontos de topo, com Montaguti segundo e terceiro Moncoutie.

David Le Lay da AG2R fugiu na descida 15 km, 47 km pulando no palco. Ele foi logo acompanhado por um grande grupo, de modo que a ruptura consistiu em: Jan Bakelandts e Kaisen Olivier (Omega Pharma-Lotto), Marc De Maar e Seeldraeyers Kevin (Quickstep), Nerz Dominik e Eros Capecchi (Liquigas), Amets Txurruka, Igor Anton, Mikel Nieve e Gorka Verdugo (Euskaltel), Adrian Palomares Villaplana (Andalucia-Caja Granada), Yohan Bagot e Moncoutie (Cofidis), Filipe Oliveira Nelson (RadioShack), Daniel Moreno e Alberto Losada (Katusha), Chris Sørensen (Saxo banco-SunGard), Michael Albasini (HTC-Highroad), Carlos Sastre, David Blanco e David De La Fuente (Geox), David Le Lay e Nicolas Roche (AG2R), Oliver Zaugg (Leopard Trek), Evgeny Petrov (Astana), David Lopez e Angel Ruiz Madrazo (Movistar).

Moncoutie tinha feito o salto para o grupo, enquanto Montaguti perdeu nele. O francês aproveitou isso para ser o segundo mais alto da categoria um Alto de Algas Folgue de, atrás de Le Lay.

O grupo carregava uma vantagem de cerca de 2:40 para o início da subida importante do dia. O Ancares, 11,8 km de extensão e 7,7%, foi a sua estreia muito aguardada na Vuelta. A subida cansativa teve seus efeitos sobre o grupo, e Anton foi o primeiro a perder o contato.

As multidões e as nuvens eram grossas no topo da subida. Mais uma vez Moncoutie foi apenas a segunda no topo, desta vez atrás de Moreno.

Apesar das nuvens ameaçadoras, não havia sol na descida. Um grupo potencialmente perigosos com Nibali, Kessiakoff Mollema e tentou fugir do pelotão que persegue, mas foi amarrado para trás dentro A subida temível, com a sua descendência igualmente temido, não desempenham o papel decisivo para que alguns esperavam.

Houve uma subida final, a categoria três Puerto de Lumeras após 116 km. Moncoutie finalmente foi capaz de levar um presente, superando-o à frente de Sørensen e Maar De.

O pelotão, visivelmente menor do que antes, manteve movendo-se lentamente em direção ao grupo da frente igualmente diminuir, com a abertura a saltar a marca de dois minutos.

Com 15 km para ir, foi ficando claro que o grupo iria torná-lo até o fim. Os pilotos do grupo que persegue de favoritos ajustado sua estratégia para uma de limitar suas perdas de tempo, e ter certeza que seus rivais não escorregar para fora para ganhar uma vantagem de poucos segundos.

Com três no grupo, Euskaltel tinha a vantagem e levou o grupo, mantendo o ritmo. O pelotão andava furiosamente e tem cada vez mais perto, mas era incapaz de fechar totalmente a abertura.

Albasini e Madrazo saltou com cerca de três quilômetros para ir, e se juntaram Moncoutie. De Maar não se juntar a eles, mas voou passado. Enquanto isso, Bakelandts tentou ir, mas uma ilha de tráfego o derrubou.

O grupo se reuniram novamente e cruzou sob a bandeira 1 km. Albasini abriu o sprint e facilmente alimentado seu caminho para a linha de chegada à frente de Capecchi, com Moreno um pouco para trás, em terceiro. O campo veio em 1:32 mais tarde.

Resultados completa
Resultado
1 Michael Albasini (Swi) HTC-Highroad 4:19:39
2 Eros Capecchi (Ita) Liquigas-Cannondale
3 Daniel Moreno Fernandez (Spa) Katusha Team
4 Rasilla David De La Fuente (Spa) Geox-TMC
5 Nicolas Roche (Irl) AG2R La Mondiale
6 Oliver Zaugg (Swi) Trek Leopard
7 Anjo Madrazo Ruiz (Spa) Team Movistar
8 David Blanco Rodriguez (Spa) Geox-TMC
9 Mikel Nieve Ituralde (Spa) Euskaltel-Euskadi
10 Marc De Maar (AHO) Cycling Team Quickstep

Classificação geral após a etapa 13

1 Bradley Wiggins (GBR) Sky Procycling 51:14:59
2 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale 0:00:04
3 Christopher Froome (GBR) Sky Procycling 0:00:07
4 Fredrik Kessiakoff (Swe) Pro Equipe Astana 0:00:09
5 James Song Bird (The) Leopard Trek 0:00:19
6 Bauke Mollema (Ned) Rabobank Ciclismo Equipe 0:00:36
7 Maxime Monfort (Bel) Leopard Trek 0:01:04
8 Juan Jose Cobo Acebo (Spa) Geox-TMC 0:01:27
9 Daniel Moreno Fernandez (Spa) Katusha Team 0:01:52
10 Haima Zubeldia Agirre (Spa) Team RadioShack

FONTE:Cyclingnews

Nenhum comentário: