terça-feira, 30 de abril de 2013

Seleção Brasileira de Ciclismo esta pronta para disputar Pan-Americano no México

Atletas embarcam nesta segunda-feira (29) com o objetivo de superar os resultados conquistados em 2012
Durante o Pan 2012
Crédito: CBC/Divulgação
A seleção brasileira de ciclismo de estrada embarca na próxima segunda-feira (29), para disputar o Campeonato Pan-Americano de Estrada e Contra-Relógio, que será realizado de 1º a 5 de maio, em Zacatecas, no México. A competição marcará o retorno da atleta olímpica Clemilda Fernandes, e conta também com a presença do atual campeão brasileiro de estrada Otávio Bulgarelli.

“Estamos embarcando empenhados em superar os resultados obtidos em 2012, quando conseguimos conquistar três medalhas, sendo dois bronzes e uma prata. Procuramos selecionar os atletas que estão atravessando as melhores fases no momento. Todos nós estamos muito confiantes”, declarou Cássio de Paiva, técnico da seleção brasileira.
O campeonato Pan-Americano de Estrada e Contra-Relógio será marcado pelo retorno da ciclista olímpica Clemilda Fernandes, após o grave acidente sofrido em março (2013), enquanto treinava em Goiânia. Outro grande destaque do grupo brasileiro será a presença do atual campeão brasileiro de ciclismo Otávio Bulgarelli.
Após competir durante vários anos na Europa, Bulgarelli hoje defende a equipe brasileira Funvic/Brasilinvest. O atleta vive atualmente uma excelente fase. Na última semana, venceu a tradicional Volta Ciclística de Santa Catarina e agora será um dos principais nomes da seleção no Pan do México.
“Primeiramente gostaria de dizer que estou muito feliz de poder estar representando mais uma vez a seleção brasileira. Em 2008, conquistei uma medalha de bronze na prova de estrada e sei muito bem a importância que tem uma competição como o Pan-Americano. Espero novamente buscar um resultado positivo para o Brasil”, declarou Bulgarelli.
No Pan-Americano de 2012, foram conquistadas três medalhas, sendo uma de bronze, com Janildes Fernandes, na prova de estrada feminina, uma de prata, com Magno Prado, na prova de contra-relógio masculina, e outra de bronze, conquistada por Clemilda Fernandes, também na contra-relógio.
“Vamos enfrentar grandes adversários no México, mas temos plena confiança em nossos atletas e no trabalho que vem sendo desenvolvido com todo o grupo. O principal objetivo será superar os resultados obtidos em 2012 e proporcionar a participação de novos talentos representando a seleção brasileira” destacou Francisco Florencio, diretor do departamento de alto rendimento da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
A deleção brasileira estará representada por 15 ciclistas no Campeonato Pan-Americano do México. Para disputar as provas da elite masculina, os selecionados foram Alex Diniz, Cristian Egidio, Gideoni Monteiro, Magno do Prado e Otavio Bulgarelli. No feminino, Ana Paula Polegatch, Clemilda Fernandes, Fernanda Souza, Luciene Ferreira e Marcia Fernandes serão as representantes. Completando a equipe, na categoria Sub-23, João Gaspar, Joel Candido, Mauricio Knapp, Murilo Ferraz e William Chiarello. A comissão técnica será composta por Cássio de Paiva, Emerson Silva e Danilo Terra.

Programação do Campeonato Pan-Americano
30/04 – Chegada das delegações
01/05 – Confirmação das inscrições e congresso técnico (C.R.I)
02/05 – Prova Contra-Relógio Individual (Elite feminina/Sub-23 Masculina/Elite Masculina)
03/05 – Congresso técnico (Estrada)
04/05 - Prova de Estrada (Elite feminina/Sub-23 Masculina)
05/05 - Prova de Estrada (Elite Masculina)

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO