segunda-feira, 30 de março de 2015

Henrique Avancini supera altitude e colombianos para garantir título do Pan-Americano

Crédito: Max Blanco
Henrique Avancini mostrou que seu início na equipe Cannondale Factory Racing vem sendo excelente e conquistou o Pan-Americano de MTB (mountain bike) em Cota, Colômbia, no último domingo (29/03). Com o resultado o brasileiro somou mais 200 pontos no ranking da UCI e segue firme em busca da vaga nos jogos Rio 2016.


O Pan-Americano é uma das provas mais difíceis do calendário neste ano pré-olímpico, pois além dos melhores bikers da América do Sul, os atletas enfrentaram uma altitude de 2,600 metros. “A altitude é uma dificuldade a mais que encontramos. Mas se realizarmos uma boa preparação, também tem total capacidade de brigar de igual para igual contra qualquer competidor”, explica Avancini.

A prova consistia em sete voltas e o atleta, com um bom início, já assumiu a ponta na primeira volta e conseguiu encerrar a prova com 1h34min42s, “Tentei fazer uma prova cadenciada dentro do meu ritmo. Consegui assumir a liderança na metade da primeira volta, e aos poucos fui mantendo uma diferença aproximada de 20 segundos”, conta Avancini.

A vitória foi concretizada a partir da quinta volta, quando o atleta Cannondale conseguiu ampliar a vantagem e finalizar prova com 57 segundos para o vice-campeão. “Faltando duas voltas, arrisquei tudo e fiquei muito contente em trazer esse ouro para o Brasil, principalmente para superar aquele gostinho amargo que havia ficado ano passado, quando tive problemas na bicicleta e não consegui uma boa colocação competindo em casa”, declarou Henrique Avancini.

A vitória e os 200 pontos conquistados devem deixar Avancini, atual 19º colocado, em uma melhor posição no ranking da UCI. “Esta prova, apesar de não ser o meu principal objetivo na temporada, é muito importante por estarmos em um ano pré-olímpico, e terminar com o ouro me deixa ainda mais motivado”, completou.

Sobre a Cannondale
Fundada em 1971, a Cannondale é uma marca líder da indústria global, com uma forte herança em design, desenvolvimento e fabricação de bicicletas de alta performance, vestuário e acessórios. Com uma reputação de inovação e qualidade contínua, a sede corporativa da companhia está localizada em Bethel, Connecticut, EUA, com escritórios no Canadá, Holanda, Japão, Suíça, Austrália, Reino Unido e Taiwan, e uma fábrica de montagem em Bedford, na Pensilvânia (EUA).  A Cannondale é uma das divisões da Dorel Sports, que é composta também pelas marcas Caloi, GT, Schwinn e Mongoose no Brasil.
Para saber mais sobre a Cannondale, acesse www.cannondale.com.br