segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Amanda Kunkel e Pedro Rossi vencem prova de resistência dos Jogos Escolares da Juventude Brasília 2017 Prova foi realizada neste domingo (19/11) e contou com a participação de 80 ciclistas com idade entre 15 e 17 anos


Pedro Rossi comemora Crédito: Wesley Kestrel/CBC
Considerada como uma das provas mais exigentes da modalidade, a prova de resistência promoveu momentos de muita superação neste domingo (19/11), durante a disputa dos Jogos Escolares da Juventude Brasília 2017. A prova, que aconteceu em circuito seletivo montado em frente ao Memorial JK, no Eixo Monumental, reuniu 80 ciclistas com idade entre 15 e 17 anos.



Apostando em uma tática agressiva e audaciosa, as ciclistas do estado do Paraná iniciaram a prova impondo um ritmo bastante forte, que aos poucos foi minando as adversárias. Com isso, Amanda Kunkel (Colégio Anglo Maringá) decidiu atacar e seguiu sozinha na liderança até a reta final. A paranaense, que já havia vencido a prova de contrarrelógio na sexta-feira, completou o percurso de 22,5 quilômetros em 40min04s e comemorou muito sua segunda medalha de ouro nesta edição dos Jogos.

“Sofri um forte acidente durante os Jogos Sul-Americanos da Juventude, em outubro, no Chile, e não imaginava que conseguiria voltar a competir em alto nível tão rapidamente. Estou muito feliz pela minha recuperação e meu rendimento aqui nos Jogos Escolares. Consegui atacar faltando cerca de dez minutos para o final e meu treinador me falava que a cada volta eu conseguia abrir mais vantagem, então isso só foi me motivando a continuar e passar por cima de todo sofrimento”, declarou Amanda.

O segundo lugar foi definido no sprint final, com uma disputa emocionante entre as atletas Julia e Marcella. A medalha de prata ficou com a paranaense Julia Constantino (Colégio Olímpus), campeã da Prova Por Pontos, no sábado, enquanto Marcella Silva Sodre (Colégio Licel São Paulo) conquistou a medalha de bronze.

Chuva forte e superação

A prova masculina ficou marcada pela forte chuva que caiu em Brasília. Os ciclistas tiveram que redobrar os cuidados com o percurso para evitar acidentes, mas não deixaram o ritmo cair e durante toda a corrida imprimiram um forte ritmo, com várias tentativas de fuga.

Com o grupo principal bastante selecionado, três atletas disputaram o sprint para definir o campeão da prova. A medalha de ouro foi conquistada pelo paranaense Pedro Guilherme Rossi (Colégio Paraná), que pedalou forte desde o início da competição para completar o percurso de 33,7 quilômetros em 54min42s.

Pedro acabou não fazendo uma boa largada na prova de contrarrelógio, sexta, e teve problemas mecânicos enquanto liderava a Prova Por Pontos, no sábado, mas com a ajuda do seu técnico Carlos Martineli, que fez uma adaptação de última hora na bicicleta, acabou superando os problemas e comemorando bastante a vitória.

“Foi uma prova bem dura, em um circuito que exigia muita técnica, ainda mais depois que começou a chover. Faltando cerca de três voltas para o final conseguimos abrir uma fuga de três atletas e levamos a fundo para garantir uma medalha. Depois de dois dias amargos, com problemas mecânicos, consegui alcançar essa vitória que faço questão de dividir com meu técnico “carlão”, meus companheiros de equipe e toda minha família que sempre está me apoiando”, declarou Pedro.

O pernambucano Angeson Lucas da Silva (Escola Inocencio Correia Lima), surpreendeu a todos garantindo a medalha de prata, seguido de perto pelo catarinense Danilo Antonio Carvalho (Arruda Ramos), que garantiu a medalha de bronze.

Para o técnico paranaense Carlos Martineli, os resultados positivos conquistados pelos ciclistas são frutos de muito trabalho e persistência. “Fico muito feliz em poder contribuir com a vitória desses atletas. Encerramos os jogos com sete medalhas e isso é motivo de muito orgulho. É um trabalho a longo prazo que já estamos realizando a muitos anos. Todos os atletas estão de parabéns pela persistência e superação apresentada”, destacou Martineli.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) nas provas de Ciclismo, patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio e do Governo de Brasília, através da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer.

Fonte: Assessoria de Comunicação - CBC