terça-feira, 6 de março de 2018

2a. Etapa da Copa São Paulo de Ciclismo 2018 - 11/03 em Bauru-SP

A Copa São Paulo de Ciclismo chega a Bauru novamente com a realização da segunda etapa da temporada no dia 11 de Março, com as equipes e atletas que compõem a caravana desse campeonato que está em sua décima edição, sendo a 8ª vez que Bauru recebe uma etapa da competição. E em Bauru será uma etapa especial, pois serão entregues aos campeões da primeira etapa as camisas de líderes da edição comemorativa dos 10 anos do campeonato, em um layout especial, após a definição dos primeiros líderes na etapa de abertura, que foi realizada no dia 25 de Fevereiro na cidade de Matão. Serão entregues também, uma camisa exclusiva aos campeões do ranking 2017 em cada categoria (12 categorias oficiais). Os organizadores lembram que só terão direito à camisa os campeões da primeira etapa que estiverem presentes em Bauru.



Considerado um dos principais campeonatos de ciclismo olímpico do país, com a presença de ciclistas e equipes de todas as regiões do Estado de SP, e também de outros Estados do País, o evento acontecerá a partir das 9:00h na Avenida Nações Unidas, defronte ao Parque Vitória Régia, palco tradicional para as disputas da Copa SP de Ciclismo na cidade. A prova conta com 12 categorias oficiais em três baterias, divididas por idade e também critério técnico - inclusive uma categoria Mountain Bike no asfalto, também oficial, além de mais 3 categorias iniciantes extraoficiais, abertas ao público de Bauru, que podem participar com qualquer tipo de bicicleta, desde mirins até adultos, essas com inscrições gratuitas, ao final das baterias oficiais.

As inscrições são feitas no dia do evento, tanto para as categorias oficiais como para as iniciantes da cidade, até 30 minutos antes da largada conforme as baterias. Para os atletas que competiram na primeira etapa em Matão, será necessário somente assinar a súmula e efetuar o pagamento, conforme os critérios de inscrição descritos no folder.

A Copa São Paulo de Ciclismo/ CSPC passa por grande parte do interior paulista, predominantemente a região centro-nordeste do Estado, e conta com a presença de alguns dos principais ciclistas do país, como Lauro Chaman, da equipe Funvic/ Brasil Pro Cycling Team de São José dos Campos, que é atleta do Paraciclismo na classe C5, mas que compete na categoria Elite na Copa São Paulo (foi o campeão da temporada 2017), e está confirmado em  Bauru. Ele que venceu todas as edições anteriores da Prova na cidade de Bauru, com exceção de 2017 onde não pode estar presente por motivos de saúde. Lauro é o atual Campeão Mundial de Paraciclismo de Estrada e também campeão do ranking da Copa do Mundo de Paraciclismo em 2017, além de conquistar duas medalhas nas paraolimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

Cerca de 150 ciclistas de 25 equipes deverão estar presentes na prova, num dos circuitos mais preferidos pelos atletas durante a temporada - a Avenida Nações Unidas, que com excelente pavimento asfáltico, misto de trechos longos de aclives e declives não muito íngremes, bem dentro da cidade e bastante arborizada, é uma das mais elogiadas pelos ciclistas e também pelos organizadores. 

A Etapa terá a realização da Prefeitura Municipal de Bauru e SEMEL 
​- ​
Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Bauru, com a organização da GT Eventos Esportivos/Copa São Paulo de Ciclismo e Supervisão da Federação Paulista de Ciclismo. Os apoios gerais da CSPC 2018 são de Mu-Hu Bike Wear, roupas e uniformes para ciclismo e Água Mineral H2Ótima.