terça-feira, 10 de julho de 2018

Avancini faz história ao assumir o segundo lugar no ranking mundial de MTB

Henrique Avancini recebe a saudação do público (Michele Mondini / Divulgação) 
A conquista de um pódio inédito para o Brasil na modalidade do cross country olímpico (XCO) na Copa do Mundo UCI de Mountain Bike, em Val di Sole (ITA), fez o ciclista Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) subir mais alguns degraus na história do esporte. Com os 150 pontos conquistados na disputa do XCO na Itália, ao terminar em quarto lugar da competição internacional, Avança - como é carinhosamente apelidado - sobe da quarta para a segunda posição do ranking mundial da UCI (União Ciclística Internacional). Pela primeira vez na história um brasileiro atinge tal colocação no ranking da modalidade cross country do MTB. 

Na atualização da entidade máxima do ciclismo divulgada nesta terça-feira (10), o ciclista petropolitano do Shimano Sports Team aparece em segundo lugar, com 1.546 pontos UCI no ranking do cross country, atrás apenas do suíço Nino Schurter (SUI), com 2.170. O top 5 tem ainda o francês Stephane Tempier, em terceiro lugar com 1.437 pontos, seguido do companheiro de Avancini, o também francês Maxime Marotte, com 1.411, e do tcheco Jaroslav Kulhavy, com 1.320, na quarta e quinta colocações, respectivamente. 

"Estou super feliz com essa marca alcançada. Sempre trabalhei muito tempo pensando em crescer e ser melhor, mas nunca tive um número na cabeça. Não sei o que vem pela frente, mas vou continuar trabalhando. É difícil digerir isso, porque não deixei de ter grandes objetivos pessoais. Minha postura como atleta será a mesma, de querer crescer. Às vezes as coisas se concretizam, você sobe no ranking com melhores resultados, às vezes não. Tenho buscado me aprimorar e é uma felicidade enorme ver isso concretizado em uma tabela, em um número. Fico feliz em trazer mais essa alegria para o esporte brasileiro e para o nosso mountain bike. Dia especial para mim", comemorou Henrique Avancini.

O grande salto de Avancini em termos de resultados internacionais veio no Campeonato Mundial de MTB disputado em Cairns, na Austrália, em setembro de 2017. Na ocasião, ele concluiu sua participação na prova com o seu melhor resultado no evento, um quarto lugar e 180 pontos somados, que o fez subir de 14º para décimo e entrar no seleto top 10 do mundo. Na sequência, conquistou seu segundo título da ultramaratona Brasil Ride na Bahia, em outubro, e somou outros 120 pontos, para fechar a temporada passada como número 5 do mundo.

O ano de 2018 continuou sendo de crescimento para o ciclista. Na África do Sul, durante o mês de março, concluiu a ultramaratona Cape Epic em terceiro lugar e somou 130 pontos no ranking, logo após uma oitava colocação na etapa sul-africana da Copa do Mundo de MTB XCO. Em maio, bateu na trave de atingir o pódio na Copa do Mundo da República Tcheca, finalizando o evento em sexto lugar, que o levou para o até então inédito top 3 do ranking mundial, no dia 5 de junho.

Novidades Shimano - Em 2018, a Shimano fez o lançamento do tradicional grupo de ciclismo de estrada 105 R7000, totalmente remodelado: são novas tecnologias herdadas do Dura-Ace, alavancas de STI adequadas para mãos menores (de mulheres por exemplo) e freio a disco hidráulico - finalmente regulamentado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Vale destacar que o ciclismo de estrada é uma modalidade bastante praticada por atletas de MTB, como complemento aos treinos.

Também neste ano, a marca lançou o XTR M9100 e atendeu o pedido dos fãs com a configuração de 12 velocidades, trazendo muitas outras inovações. O grupo apresenta um cassete totalmente inovador com pinhões de amplo alcance de 10-45D ou 10-51D, freios com 2 ou 4 pistões, e um novo cubo com a nova tecnologia Shimano Micro Spline. Um novo projeto de configuração de freios e alavancas, que permite ao ciclista posicionar seus comandos, incluindo a alavanca de canote retrátil de selim “dropper post” XTR, em uma situação otimizada para máximo conforto e acionamento rápido.

Mais informações no site: bike.shimano.com.br

Twitter:@shimanobrasil
Fanpages no Facebook: https://www.facebook.com/ShimanomtbBrasil/
https://www.facebook.com/ShimanoroadBrasil/