sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Saiba mais sobre as bermudas femininas de ciclismo



Falar sobre roupas de ciclismo femininas hoje certamente não é nada igual há alguns anos atrás. Antes, as mulheres tinhas pouquíssimas opções de roupas técnicas e precisavam usar quase sempre modelos masculinos e neutros. Com as bermudas de ciclismo não era diferente: forros que não se adaptavam perfeitamente ao corpo, pouco ou quase nenhum cuidado com costuras e gerenciamento de umidade, além de muitos outros detalhes que juntos, fizeram toda a diferença.




Hoje não é preciso deixar sua feminilidade de lado para pedalar! Bem ao contrário, existem várias marcas especializadas em moda feminina para ciclismo, com modelos que agradam a todas as mulheres: desde as mais básicas até aquelas que gostam de abusar das cores e estampas. Os cortes estão variados, podem ter as pernas mais longas, mais curtas ou até ser um short saia, como o modelo Donna da marca Mauro Ribeiro.



Sem contar na tecnologia que aumentou muito o conforto na hora de pedalar. Os novos modelos são desenvolvidos para atender às necessidades femininas, e cumprem com perfeição esse papel, como vamos ver em seguida. 



Mas o que as bermudas de ciclismo tem de diferente das bermudas tradicionais?



A maior diferença entre elas é a forração interna na região íntima, que fica em contato com o Selim. Nas bermudas de ciclismo essa forração é anatômica, ou seja, feita especialmente para o corpo feminino - que tem quadris mais largos do que o masculino.



O forro é extremamente confortável e macio, isso permite que a mulher possa enfrentar longos pedais sem sofrer com dores na região íntima (isso claro, quando combinado com um selim de qualidade).

Além disso, as bermudas são produzidas com lycra, tecido elástico que se adapta às curvas do corpo. Ele possui rápida absorção e evaporação do suor, não deixando a roupa molhada e pesada. Estar seca durante o pedal faz toda a diferença! Dessa forma a ciclista se sente confortável e sua região íntima não permanece úmida - evitando a proliferação de bactérias na área.

Falando nisso, muitas bermudas possuem tecido com tratamento antibacteriano e também anti alérgico. Esses detalhes são importantes já que estamos lidando com suor e pele - que juntos podem causar perturbações chatas à saúde feminina.

São algumas outras características da maioria das bermudas de ciclismo femininas:

-       Tecido com tratamento UV para proteção contra os raios solares;

-       Sem costura ou com costura posicionada estrategicamente para não causar assaduras, machucados ou irritações;




Existem grandes marcas especializadas em ciclismo feminino. Um delas é a Free Force, referência em qualidade. Ela possui vários modelos de bermuda de ciclismo, entre eles o Crystal, a Quenn e a Donna.  Outra marca muito conhecida e referência em qualidade é a Mauro Ribeiro, já citada anteriormente, que possui além do modelo de short saia Donna, outras bermudas como a Promenade  e a Just Freedom. Todos os modelos são de extrema qualidade e bom gosto.



A bermuda deve ser usada com ou sem calcinha?

As bermudas são projetadas para serem usadas sem roupa íntima, justamente por seu tratamento anti bacteriano com tecido de alta absorção de suor. Suas costuras bem projetadas também facilitam o uso confortável sem a calcinha, pois evitam assaduras e machucados na região íntima.

Mas é claro que esse assunto é bem pessoal. Você também pode usar a bermuda de ciclismo com uma calcinha de algodão sem costura, caso isso te deixe mais confortável. A questão é que você pode escolher utilizar ela com ou sem nada por baixo, vale a pena testar para ver como você se adapta melhor.

Outra dica muito boa é o uso de um creme anti-atrito na virilha e coxas. Dessa forma você minimiza a fricção da coxa com o selim, evitando assaduras e irritações na pele. Alguns cremes ainda ajudam na recuperação muscular.