terça-feira, 5 de setembro de 2017

Maratona dos Descobrimentos é chance única para correr ao lado das feras do MTB na Brasil Ride

Realizada sempre no sétimo e último dia da Brasil Ride, a Maratona dos Descobrimentos será um evento à parte na principal ultramaratona de MTB das Américas. Na disputa realizada no formato de cross country marathon, conhecida pela sigla XCM, mais de 1.000 ciclistas juntam-se aos 500 participantes da Brasil Ride, para transformar as estradas de paralelepípedo e de terra de Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro (BA), em um verdadeiro mar de bicicletas. Desde a largada da decisão, às 9h da manhã do sábado, dia 21 de outubro, até o fim da tarde, o entorno do Uiki Parracho estará tomado por ciclistas de todo o País (24 estados) e de diferentes partes do mundo, com 22 nacionalidades.


"Os participantes da Maratona dos Descobrimentos podem ir para Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, com a certeza de que viverão um fim de semana muito especial. A sugestão que fazemos é de chegar um dia antes, para sentirem o gostinho de assistir aos melhores ciclistas do mundo competindo o cross country olímpico (XCO), na sexta-feira (20), um estilo de prova que tem emoção do começo ao fim. No sábado, poder pedalar ao lado desses caras, é algo que não tem preço. Por fim, no domingo, uma praia merecida com a família", enaltece Mario Roma, fundador da Brasil Ride.

Na Maratona dos Descobrimentos serão 75 km pedalados e altimetria acumulada de 1.105 metros, entre Arraial d'Ajuda e Trancoso, com 20% do traçado alterado em relação ao ano passado. O ponto alto do dia será pedalar nas falésias da região com o mar azul de fundo, um cenário único em ultramaratonas de mountain bike. Os interessados em participar da prova devem se apressar para garantir suas inscrições online. Para obter uma vaga na Maratona, basta acessar o link https://goo.gl/rUpcw3 e clicar em Inscrição.

A programação oficial da Maratona dos Descobrimentos começa na sexta-feira, com a retirada do kit atleta no Uiki Parracho, entre 13h e 18h, podendo ser feita também no sábado, das 7h30 às 8h30. A largada dos ciclistas será 15 minutos após a das duplas da ultramaratona. Todos os participantes receberão medalhas, além dos três melhores de cada uma das 24 categorias: elite, júnior, sub-23, expert, máster A1, A2, B1, B2, C1,C2 e D, além da PNE - todas com versão masculina e feminina.

Brasil Ride - A oitava edição da Brasil Ride terá sete etapas, com o início no prólogo na tarde do domingo (15) e encerramento no sábado (21). Os ciclistas pedalarão cerca de 600 km, com a altimetria acumulada em torno de 13.000 metros, entre mar e montanhas. Após Arraial d'Ajuda, a corrida passará ainda por Eunápolis, Itabela e Guaratinga, chegando à região de São João do Sul. Na área costeira de Porto Seguro, os participantes encontrarão muitos single tracks (trilhas estreitas) típicos da região. Já no interior, plantações de cacau, parques e regiões de montanhas, próximo da divisa entre a Bahia e Minas Gerais, serão as localidades responsáveis por receber as etapas com as maiores distâncias e altimetrias acumuladas.

Disputada sempre em equipes - duplas ou trios -, a prova terá as categorias feminino, mista, open, máster (nenhum atleta com menos de 40 anos), grand máster (nenhum atleta com menos de 50 anos), nelore (acima de 90kg) e corporativa (três integrantes). Além das sete categorias, há também duas jersey especiais, a american man e american ladies, que independem da categoria na qual a equipe foi registrada. Esta premiação é aberta para todos os grupos, desde que estejam com passaporte válido de um país do continente americano (Américas do Norte, Central e Sul).

A estrutura - A oitava edição da Brasil Ride proporcionará mais uma vez aos amantes do ciclismo experiências únicas no interior da Bahia. Os atletas, estafe, voluntários e membros da organização serão acomodados numa verdadeira cidade montada para 800 pessoas, especialmente para a competição, durante os dias em que estiverem em Guaratinga. 

Os números da infraestrutura nas duas sedes, as Vilas Brasil Ride, impressionam. Serão 10.000 litros de água distribuídos nas sete etapas, 6.300 unidades de fruta, 5.500 refeições servidas, 60 tendas, incluindo duas de 500 m², 700 barracas de dormir, 16.000 metros de fita bump e cerca de 50 veículos percorrendo os percursos das provas, entre carros, motos, quadriciclos, ambulâncias e caminhão.

Reconhecimento - Seis vezes vencedora do prêmio Guidão de Ouro de melhor competição do mountain bike no País, a Brasil Ride a cada ano ganha reconhecimento e atravessa fronteiras. Na atualidade, os praticantes da modalidade costuma até comparar o evento com as principais corridas do mundo, apelidando a ultramaratona de "Giro de Itália do MTB".

Cobertura on-line - Assim como foi em 2016, a oitava edição da Brasil Ride contará com transmissão ao vivo em sua Fan Page do Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE. Largadas, chegadas e as cerimônias de premiação, serão exibidas pela equipe de mídia da principal ultramaratona de mountain bike das Américas.

Sobre a Brasil Ride - A oitava edição da Brasil Ride reunirá 250 equipes de 22 países e de 24 estados. No sábado (21), a Maratona dos Descobrimentos, disputada em uma única etapa, terá mais 1.000 ciclistas. Classe S1 na UCI, a competição distribui aos campeões da open e da feminina 120 pontos no ranking mundial. Competição nascida na Bahia, a Brasil Ride reuniu, em 2016, 500 atletas de 23 países e 24 estados brasileiros e o Distrito Federal entre os dias 16 e 22 de outubro, na Chapada Diamantina. 

A Brasil Ride tem patrocínio da Trek, Shimano e Unidas e apoio do Governo da Bahia e das prefeitura de Porto Seguro e Guaratinga. O evento é uma realização da Roma Comunicação e do Instituto Brasil Ride.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações:
Site: http://www.BRASILRIDE.COM.BR
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Twitter: @brasil_ride
Instagram: @brasilride