sábado, 19 de maio de 2018

2º etapa da CIMTB Levorin é 1º prova no Brasil a contar pontos para o Ciclo Olímpico

Prova de Ouro Preto acontece entre os dias 8 e 10 de junho. Pontos conquistados nesta etapa somará para ranking Olímpico
A segunda etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin) será a primeira prova no Brasil a contar pontos para o ciclo Olímpico de Tokyo 2020. O evento que acontece na UFOP, Campus Cruzeiro, entre os dias 8 e 10 de junho está com as inscrições abertas. De acordo com o critério divulgado pela União Ciclística Internacional (UCI), o período de qualificação do Mountain Bike Olímpico é entre 28 de maio de 2018 até 27 de maio de 2020. Confira o sistema de classificação aqui. 
Em Ouro Preto, a Super Elite terá provas de Cross Country Olímpico (XCO) Classe 1 que oferece 60 pontos aos campeões e Short Track (XCC) Classe 3, 10 pontos aos campeões. Inscreva-se aqui. 

De acordo com o critério, a prova Cross Country Olímpico de Tokyo terá 38 vagas para o Feminino e 38 para o Masculino, sendo que em cada um deles, uma das vagas é reservada para atletas do país de origem.  Cada país tem direito a ter no máximo três representantes, tanto masculino quanto feminino. O ranking é calculado pela soma dos pontos dos três atletas mais bem posicionados de cada país na classificação individual do ranking Cross-Country da UCI. Países empatados têm suas posições determinadas por seus atletas mais bem posicionados na classificação individual de XCO de 28 de maio de 2020.
O mountain bike brasileiro fez história no Rio 2016, já que teve dois representantes masculinos, Henrique Avancini e Rubinho Valeriano, sendo que a segunda vaga foi conquistada através do sistema de ranking, e uma representante feminina, Raiza Goulão. “Para nós é uma grande honra fazer parte da história dos Jogos Olímpicos. A CIMTB Levorin é decisiva desde os Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim, passando por Londres em 2012, Rio de Janeiro em 2016 e agora Tokyo 2020. Será nossa quarta participação nos Jogos e isso nos orgulha muito", disse o organizador da prova, Rogério Bernardes.
Ele também ressaltou sobre a 1º etapa do evento. "Temos a prova por estágios em Araxá, Stage Race, que é uma das quatro provas no mundo com esta classificação e pontuação. Também temos outras provas acontecendo com peso Classe 1 (Ouro Preto e São Paulo), Classe 3 com provas de XCC (Short Track) em Ouro Preto e São Paulo e a prova de Maratona em Congonhas, que para a Elite conta pontos para a UCI Marathon Series. Além da UCI Junior Series. Este ano também teremos a Copa do Mundo de XCE, que faremos em novembro. É muita responsabilidade para cada ano de trabalho mas estamos sempre motivados”, finalizou Rogério.

CIMTB Levorin 2018
A CIMTB Levorin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e Mineiro.

Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 23ª Edição em 2018. O evento tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Sense Bike e Audax.

Acompanhe tudo de um dos principais eventos do mountain bike mundial pelas redes sociais. Lá você encontrará fotos e vídeos dos atletas e das provas.