terça-feira, 12 de junho de 2018

Shimano Fest Convida tem edição histórica com Eduardo Puertollano, lenda do ciclismo sul-americano

Eduardo Puertollano (esq.) em pedal na Ciclovia da Marginal Pinheiros (Bike É Legal / Divulgação
A terceira edição do Shimano Fest Convida, bate-papo descontraído no happy hour, promete ser bastante especial. Nesta quarta-feira (13), às 18h, Eduardo Puertollano será o convidado para falar sobre a bike, na Pizzaria Lenheira, na zona Norte de São Paulo. O uruguaio de 82 anos, que vive no Brasil desde o início dos anos 1960, competiu nos Jogos Olímpicos de Melbourne 1956, na Austrália, e foi medalha de prata no Pan-Americano de 1959, em Chicago, nos Estados Unidos.

"Fui em todas as edições do Shimano Fest. É uma coisa diferente das feiras em geral. É um evento mais familiar, em que você encontra todo mundo. Amigos, comerciantes. Assim, une o ciclismo comercial e o esportivo. É um momento bem bacana e agrada a gente estar presente. Sinceramente me dá vontade de ir todos os dias e ficar lá o dia inteiro, batendo papo com as pessoas. É sensacional e o Brasil merece algo deste nível", conta Eduardo Puertollano, que na primeira edição, em 2010, recebeu uma homenagem, junto com Renata Falzoni, Eduardo Ramires e Fernando Louro, pelas histórias pessoais de dedicação à Bicicleta.

O rumo da vida do uruguaio Puertollano mudou em 1959, quando veio para o Brasil disputar a Prova Ciclística 9 de Julho. Foi no evento que conheceu Ângela, sua esposa e mãe de suas duas filhas, Erika e Elizabeth. "Me sinto muito honrado e orgulhoso de saber que os brasileiros me adotaram como um filho do País. Todos os eventos lembram-se de mim. Não sei se por toda minha história e os muitos anos trabalhando com a bicicleta. Tenho tantos amigos no nosso ramo que é interminável o número. Isso faz parte da lembrança e da amizade. Eu sou uruguaio mas me sinto brasileiro, por ter minha esposa daqui e minhas filhas nascidas no brasil. Amo esse País e sou grato por tudo que tive e pude fazer aqui", agradece Puertollano. 

Após iniciar o namoro à distância com Ângela, o ciclista mudou-se definitivamente para o Brasil em 1962. Dois anos depois, abriu sua loja, a Eduardo Puertollano Bicicletas, no Tremembé. Após 12 anos na sede inicial, a bike store mudou de local e completa 42 anos no endereço atual, no começo da Serra da Cantareira. "Minha loja é caminho de quem vai fazer trilha ou então fazer ciclismo de estrada. Antigamente era o local de treinamento de todas as equipes na Estrada de Santa Inês", relembra.

O Shimano Fest Convida - O Shimano Fest Convida foi criado no ano passado, com o intuito de ampliar a divulgação do maior festival de bike da América Latina, que em 2018 chegará à nona edição, entre 14 e 16 de setembro, no Memorial da America Latina, em São Paulo. Trata-se de uma série de encontros para promover a integração entre personalidades do mundo da bike e fãs da modalidade, a fim de celebrar a bicicleta junto ao público, em locais abertos ao público e com a entrada gratuita. Após excelente edição com o ciclista de Mountain Bike Top 3 do mundo, Henrique Avancini, agora é a vez do Sr. Puertollano. E as próximas edições estão definidas com convidados do calibre de Cleber Anderson (dia 26/06) e do Sr. Raymond Felician Victor Devisscher, ciclista belga que competiu no Giro D’Italia na década de 40 (dia 4/07).Pizzaria Lenheira - Fundada há 11 anos, a tradicional Pizzaria Lenheira, no Tucuruvi, será o ponto de encontro para os amantes da bike no bate-papo com Sr. Puertollano. Seu dono, Alberto Canales dos Santos, de 38 anos, é um antigo amigo do uruguaio. "Eu moro no local onde está a loja dele desde pequeno. Sempre comprei minhas bicicletas lá na loja dele e hoje tenho o privilégio de recebê-lo no meu restaurante. É um amigo. Já andei muito de bike quando era mais novo, mas infelizmente, na atualidade, por falta de tempo tenho pedalado menos. Gosto bastante do Sr. Puertollano e sempre procuro passar lá e conversar com ele, que tem várias história bacanas sobre a vida esportiva", conta Alberto.

Serviço:
Shimano Fest Convida 2018 #3
Convidado: Sr. Eduardo Puertollano
Data: Quarta-feira, 13 de junho
Horário: A partir das 18h - Entrada gratuita
Local: Lenheira Pizzaria - São Paulo
Endereço: Av. Nova Cantareira, 4.037 - Tucuruvi


Sobre a Shimano - Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America foi fundado em 2007, em São Paulo.

A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration - alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics - para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano IndexSystem), entre outras, reconhecidas e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.

Mais informações:
sites: 
www.shimanofest.com.brbike.shimano.com.brTwitter:@shimanobrasil
Fanpages no Facebook: 
https://www.facebook.com/ShimanomtbBrasil/
https://www.facebook.com/ShimanoroadBrasil/