quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Guilherme Muller é vice-campeão do GP Ravelli em Águas de Lindoia

A cidade de Águas de Lindoia, no interior de São Paulo, foi sede neste fim de semana da terceira etapa de 2018 do GP Ravelli, uma das mais tradicionais competições de mountain bike do País. A prova contou com o Suporte Neutro Shimano e teve em ação o ciclista Guilherme Muller (Sense Factory Racing), vice-campeão na elite masculina. Completaram o top 3 da disputa os atletas Bruno Lemes e Leandro Donizete, campeão e terceiro colocado, respectivamente. 


A disputa em Águas de Lindoia teve percurso de 50,7 km e altimetria acumulada de aproximadamente 2.000 m. Mesmo a Maratona (XCM) não sendo a modalidade principal do mineiro Guilherme Muller, atleta do cross country olímpico (XCO), a participação na competição foi importante para a sequência de seu calendário.

"A prova foi dura e intensa do início ao fim, por isso fico feliz com as sensações e a pilotagem no circuito técnico desta terceira etapa do GP Ravelli. Terminei a menos de cinco segundos da vitória e em alguns pontos cheguei a estar mais de dois minutos atrás do líder. Na última sessão técnica tirei um bom tempo, mas não o suficiente para vencer. Agora, seguimos na preparação para os próximos desafios", destacou Muller.

Desafio das Vertentes - O mineiro Pedro Lage (Caloi Avancini Team) disputou neste domingo (5) a segunda etapa da Copa Vertentes de Mountain Bike, em Entre Rios de Minas (MG). Pedro garantiu o título na super elite, completando a disputa com o vice-campeonato na geral, atrás apenas de Diego Marques (sub-30). A competição foi realizada no formato XCP, ou seja, o Cross Country Ponto a Ponto, com 50 km para a categoria principal, valendo pontos no ranking mineiro de ciclismo.

"Conquistei o resultado em um sprint decidido no final. Em conversa com meu treinador Hélio Souza, decidimos encaixar uma prova estadual na preparação como alavanca. Fechar um período de treinos duros pós Campeonato Brasileiro, com uma boa performance, é sinal de que as coisas caminham na direção correta para as grandes corridas. Próxima parada será a CIMTB, em São Paulo", contou Pedro.

XTerra México - Rafael Juriti (Sense Factory Racing) viajou para o México na semana passada, onde competiu no sábado (4) na décima etapa no calendário do Tour XTerra Pan-Americano, concluindo sua participação na nona colocação. A prova ocorreu no vilarejo de Ferrería de Tula, na cidade de Tapalpa, em Jalisco, e Juriti teve pela frente 1.500 m de natação, 30 km de mountain bike e 10 km de corrida de montanha, a trail run. O título ficou com o norte-americano Josiah Middaugh.

"Gostei bastante da competição. O nível estava alto e me senti muito bem. Minha natação foi regular, mas na bike e na corrida fui melhor e recuperei várias posições. Uma excelente experiência no México", disse Juriti. "A prova foi em uma altitude considerável, a 2.100 m no início, chegando a 2.600 no percurso do MTB. Trilhas técnicas, em mata fechada, com a corrida de montanha sendo realizada em uma área mais plana", finalizou o triatleta do Shimano Sports Team.

Copa Imperial de MTB - Petrópolis (RJ) recebeu neste domingo a primeira edição da Copa Imperial de Mountain Bike, disputa de XCM que contou com percursos de 50 e 25 km. Na prova de maior duração, o título ficou com o atleta local Wolfgang Olsen (Caloi Avancini Team). "Gostaria de dar um parabéns à organização, por fazer um evento gratuito com boa infraestrutura e incentivar ainda mais o MTB na nossa região", comemorou Wolfgang.

Suporte Neutro Shimano - Enquanto os atletas do Shimano Sports Team competiram no Brasil e no exterior, um grupo de profissionais da bike também trabalhou bastante neste fim de semana. Conhecido mundialmente como Blue Angels, ou Anjos Azuis, os técnicos da marca japonesa estiveram em ação em três competições: GFNY em Conservatória (RJ), Ironman 70.3 Alagoas e no GP Ravelli de MTB em Águas de Lindóia.

O serviço do Suporte Neutro, realizado pelos Anjos Azuis, é feito a partir deste ano em parceria com a Blue Cycle Distribuidora (Distribuidor Exclusivo da Shimano no Brasil), e consiste no apoio mecânico a todos os atletas inscritos em provas de ciclismo, independente da marca da bicicleta, componentes e patrocinadores. Este apoio, muitas vezes decide uma prova, pois o ciclista pode ter um problema mecânico no meio do percurso e é atendido rapidamente pelos Anjos Azuis, apelido dado a estes profissionais por terem ajudado centenas de atletas durante os eventos.

Novidades Shimano - Em 2018, a Shimano fez o lançamento do tradicional grupo de ciclismo de estrada 105 R7000, totalmente remodelado: são novas tecnologias herdadas do Dura-Ace, alavancas de STI adequadas para mãos menores (de mulheres por exemplo) e freio a disco hidráulico - finalmente regulamentado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Vale destacar que o ciclismo de estrada é uma modalidade bastante praticada por atletas de MTB, como complemento aos treinos.

Também neste ano, a marca lançou o XTR M9100 e atendeu o pedido dos fãs com a configuração de 12 velocidades, trazendo muitas outras inovações. O grupo apresenta um cassete totalmente inovador com pinhões de amplo alcance de 10-45D ou 10-51D, freios com 2 ou 4 pistões, e um novo cubo com a nova tecnologia Shimano Micro Spline. Um novo projeto de configuração de freios e alavancas, que permite ao ciclista posicionar seus comandos, incluindo a alavanca de canote retrátil de selim “dropper post” XTR, em uma situação otimizada para máximo conforto e acionamento rápido.

Mais informações no site: bike.shimano.com.br

Twitter:@shimanobrasil
Fanpages no Facebook: https://www.facebook.com/ShimanomtbBrasil/
https://www.facebook.com/ShimanoroadBrasil/