quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Brasil Ride: Disputa feminina tem recorde de inscritas e é promessa de fortes emoções

Jaqueline Mourão e Cindy Montambault (Armin Kustenbruck/EGO-Promotion)
A Camisa Laranja, de campeã geral, e a Camisa Azul, de melhor dupla das Américas, estarão em jogo durante a nona edição desta que é uma das mais difíceis ultramaratonas de mountain bike do mundo. Prova tem transmissão ao vivo diariamente na fan page do Facebook
São Paulo (SP) - A nona edição da Brasil Ride começa neste domingo (21), em Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, com uma ótima notícia para o ciclismo feminino: em 2018 a disputa entre as mulheres será a mais acirrada da história, com recorde de participantes. São 65 inscritas ao todo, com 18 duplas confirmadas na elite feminina, enquanto outras 29 competem na categoria mista. Assim, a promessa é de briga boa pelas duas jersey em jogo: a Camisa Laranja, para o melhor time feminino, que soma ainda 120 pontos nos rankings mundial e olímpico, e a Camisa Azul, para a melhor dupla das Américas.


Com o pelotão feminino de 36 ciclistas, a Brasil Ride 2018 supera seu recorde de mulheres do ano passado, quando teve 12 duplas, e dobra em relação aos dois anos anteriores, 2015 e 2016, quando contou com oito equipes na categoria. Com o grande número de inscritas, é praticamente impossível apontar candidatas ao título. Assim, as atuais campeões, Raiza Goulão e Margot Moschetti (FRA), formando a equipe PMRA Racing Team /CST Sandd American Eagle MTB Racing Team, não devem ter vida fácil na defesa da Camisa Laranja.

"Estou muito feliz pelo grande start list feminino da prova, com o maior número de mulheres registrado até hoje. Isso só engrandece nosso esporte no País. A competição será uma caixa de surpresas, seja para profissionais ou amadores. Tem que respeitar o corpo e o percurso, além de se recuperar bem a cada etapa", enaltece Raiza. "Correr a Brasil Ride é sempre emocionante, com esse clima de fim de ano. Já competimos o Mundial e não temos mais a pressão das provas de cross country. O corpo relaxa um pouco e entramos numa fase de treinamentos de volume. Gosto muito de me preparar para a Brasil Ride e em seguida para a próxima temporada, podendo extravasar um pouco", finaliza. 

É grande a lista de equipes que prometem fazer frente à Raiza e Margot, com algumas parcerias estrangeiras e outras entre brasileiras: Jaqueline Mourão e a canadense Cindy Montambault (Jacky & Cindy); a noruguesa Marianne Bergli e a zimbabuana Stacey Hyslop (Ciovita); a portuguesa Ilda Pereira e a espanhola Mayalen Noriega (Casa Myze Team); as norte-americanas Hanna Finchamp e Kaysee Armstrong (USA Adventure Girls); Roberta Stopa e Sabrina Gobbo (No Limits Team); Ana Luisa Panini e Karen Olimpio (Power Girls Kana); Viviane Favery e Marcella Toldi (Cannondale Brasil Women); as espanholas Sandra Santanyes e Anna Ramirez (Olympia / Esteve Team); entre outras.

De volta ao mountain bike - Após quase dez anos sem competir, a brasileira Jaqueline Mourão fez seu retorno ao MTB em 2018 e tem na Brasil Ride uma experiência inédita em sua carreira. "Sempre acompanhei a ultramaratona, mas quando parei de competir, há dez anos, ela não existia. Vou com a Cindy, uma atleta canadense muito forte e uma pessoa bem legal. Será nossa segunda corrida juntas. O objetivo é somar pontos para crescer nos rankings internacionais e melhorar minha posição de largada nas próximas Copas do Mundo de MTB em 2019. Filosofia de aprendizado. Nunca competi tantos dias seguidos e temos que ser constantes e regulares. Escutar o corpo e respeitar os seus limites e de sua companheira também", define Jaqueline, campeã brasileira de 2018.

Campeã africana estreia em provas por etapas - Atual campeã continental da África e também nacional do Zimbábue, Stacey Hyslop faz na Brasil Ride sua estreia em provas de estágios. Também será sua primeira competição ao lado da norueguesa Marianne. "Esta será a minha primeira corrida de etapas em longas distâncias, algo novo para mim. Marianne e eu vamos para o Brasil e daremos o nosso melhor. Com relação às expectativas, veremos de acordo com as sensações e avaliaremos a competição dia a dia. A partir daí, eu acho que vai ser uma corrida muito estratégica", destaca Stacey.

Dupla luso-espanhola afinada para a Brasil Ride - Diferente de algumas adversárias, que competirão juntas pela primeira vez na Brasil Ride, a portuguesa Ilda Pereira e a espanhola Mayalen Noriega têm a seu favor o fato de terem competido algumas corridas juntas em 2018. "Para mim, a Brasil Ride é a concretização de um sonho. Há dois anos esperava a oportunidade para estar aqui no País. A expectativa é alta, porque vou competir com uma parceira fantástica. Mayalen e eu nos damos muito bem e já corremos várias provas de dupla. Estar no Brasil e fazer o que eu mais gosto é uma realização. Estou emocionada demais, porque sei que terei sensações diversas em um país especial para nós, portugueses, e estarei em cima da minha bicicleta e em uma paisagem espetacular", diz a portuguesa Ilda. 

História do MTB feminino na prova - Além da expectativa de ter a disputa mais equilibrada entre as mulheres até hoje, a Brasil Ride juntará em seu pelotão 18 dos 30 títulos brasileiros do cross country olímpico (XCO) feminino na história do País, entre 1989 e 2018. Jaqueline Mourão, com cinco títulos, Raiza Goulão, com três, e Roberta Stopa, terão a companhia da maior vencedora do mountain bike nacional na modalidade XCO, Adriana Nascimento, campeã nove vezes, oito entre 1995 e 2002, e eneacampeã em 2007, que competirá na categoria corporativa com o presidente da Specialized Brasil, João Firmo, e o representante da marca Carlos Taguá.

A ultramaratona - Considerada a Giro d'Itália do MTB mundial, a prova marcada para os dias 21 a 27 de outubro, no Extremo Sul da Bahia, oferece um desafio e tanto para os 540 atletas do mundo inteiro. Durante sete dias, os participantes têm pela frente cerca de 600 km e quase 11.000 m de altimetria acumulada, entre trilhas e estradas de terra que ligam Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, a Vila Brasil Ride, construída em Guaratinga. 

No sétimo e último dia da competição, o sábado (27), mais de 1.200 ciclistas de todo o País juntam-se às estrelas do mountain bike internacional, para a disputa da Maratona dos Descobrimentos. Uma oportunidade única de pedalar e ver de perto os melhores mountain bikers do mundo.

Programação ao vivo - A nona edição da Brasil Ride seguirá o padrão das duas últimas edições, com programação ao vivo durante oito dias, na fan page oficial: www.facebook.com/BRASILRIDE. Confira os dias e horários:

Sábado - 20/10 - Entrevista Coletiva, às 19h; e Briefing dos Atletas, às 19h30.
Domingo - 21/10 - Largada, às 12h40; Chegada, às 13h45; e Premiação, às 18h45.
Segunda-feira - 22/10 - Largada, às 7h40; Chegada, às 12h30; e Premiação, às 20h15.
Terça-feira - 23/10 - Largada, às 7h40; Chegada, às 12h30; e Premiação, às 18h45.
Quarta-feira - 24/10 - Largada, às 7h40; Chegada, às 12h30; e Premiação, às 18h45.
Quinta-feira - 25/10 - Largada, às 7h40; Chegada, às 12h45; e Premiação, às 20h45.
Sexta-feira - 26/10 - Largada, às 9h40; Chegada, às 11h25; e Premiação, às 18h45.
Sábado - 27/10 - Largada, às 8h40; Chegada, às 12h00; e Premiação, às 20h45.

A nona edição da Brasil Ride tem Specialized, Shimano, Caixa e Unidas - Aluguel de Carros como patrocinadores. O Governo da Bahia, por meio da SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia) e da Bahiatursa (Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia), também patrocina a ultramaratona, enquanto as Prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga estão entre as apoiadoras do evento.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.
Mais informações:
Site: http://www.BRASILRIDE.COM.BRFacebook: www.facebook.com/BRASILRIDETwitter: @brasil_rideInstagram: @brasilride