quarta-feira, 17 de julho de 2019

Cannondale MTB Festival reúne os melhores mountain bikers do Brasil em Mairiporã-SP Evento ciclístico terá presença dos principais nomes nacionais do cross country, olímpico (XCO) e maratona (XCM), downhill (DH) e o e-mountain bike (E-MTB), a grande novidade da temporada

Raiza GoulãoNey Evangelista
Com a confirmação de 1.100 inscritos, a edição inédita do Cannondale MTB Festival, entre 19 e 21 de julho, em Mairiporã-SP, marcará história no esporte nacional. Ao contar com a realização de quatro campeonatos brasileiros, cross country olímpico (XCO), maratona (XCM), downhill (DH) e a estreia do e-mountain bike (E-MTB), o evento garante a presença dos melhores ciclistas da modalidade "off-road" do ciclismo no Brasil – e, segundo os próprios atletas, deve ser um dos mais disputados de todos os tempos.
 

Na modalidade olímpica, marcada para sábado (20), estão confirmados os atuais campeões nacionais, Henrique Avancini e Jaqueline Mourão, que vão em busca de manter-se com a bandeira do Brasil no uniforme. No masculino, Avancini terá como principais adversários Guilherme Muller, José Gabriel Marques, Kennedi Lago, Luiz Cocuzzi, Rubens Valeriano, Sherman Trezza, entre outros, que dividem os holofotes do XCO no país atualmente. Entre as mulheres, Raiza Goulão, Letícia Cândido, Viviane Favery e Hercilia Najara são as concorrentes de Jaqueline na elite.

Atual campeão mundial de maratona, Henrique Avancini, que vem de uma sequência de quatro pódio consecutivos em provas da Copa do Mundo de MTB, conta sua expectativa para o Cannondale MTB Festival, além de exaltar a sua criação.

"O Brasileiro tem sempre uma importância enorme. É um título que tem um valor simbólico muito grande, principalmente por dar o direito de vestir a camisa de campeão brasileiro, que estampa a nossa bandeira no peito. Ao vencer o Brasileiro, o atleta obrigatoriamente precisa vestir nossa bandeira em qualquer evento da União Ciclística Internacional. Uma grande honra e responsabilidade, por isso tem grande valor", avalia Avancini. 

“O Festival traz uma nova tônica pra o mountain bike brasileiro. É um esporte festivo e que gera muito entretenimento esportivo, além de vibes positivas por ter um ambiente prazeroso. Trazer a disputa de um campeonato brasileiro em modelo de festival, misturando as modalidades, pode agregar muito para o crescimento da cultura, principalmente pela proximidade com São Paulo, grande polo econômico e de população no país", complementa.

Já a maratona, na manhã de domingo (21), tem Mario Veríssimo e Tânia Clair defendendo a camisa de campeão nacional. No entanto, eles não terão vida fácil, já que além dos especialistas na modalidade - Bruno Lemes, Edson Rezende, Halysson Ferreira, Lukas Kaufmann, Ricardo Pscheidt e Ullan Galinski entre homens e Sofia Subtil, Ana Luisa Panini e Karen Olimpio no feminino -, estão inscritos também alguns destaques do cross country, como Guilherme Muller, Henrique Avancini, Raiza Goulão, Letícia Cândido e Viviane Favery.

Bicampeã de maratona, em 2014 e 2018, Tânia Clair também conta o que espera do evento em 2019.

"Minha expectativa para o Festival é superpositiva. Pelo número de inscritas e nível das atletas, esse promete ser o campeonato brasileiro mais disputado de todos os tempos. Estou confiante de que a combinação de preparação, experiência, foco, determinação e amor pelo mountain bike serão minhas ferramentas para fazer deste, que será o nono Brasileiro de XCM da minha carreira, o melhor de todos", afirma Tânia.

No downhill, a disputa masculina provavelmente será a mais equilibrada e imprevista do Cannondale MTB Festival, já que a quantidade de favoritos é grande para tentar tirar de Lucas Bertol o posto de atual campeão brasileiro. A lista é vasta, com destaques como Bernardo Cruz, Gabriel Giovannini, Frederico Vieira, Guimerton Ribeiro, Lucas Borba, Maicon Jesus, Maicon Zottis, Pedro Ferreira, Wallace Miranda, William Bortolozzo, entre outros. No feminino, Lais Flecke vai em busca do bicampeonato, com Barbara Jechow, Ana Maria Xavier, Karina Kosmala, Mariana dos Santos e Samantha Piecharki sendo suas adversárias pelo ouro.


Novidade na América Latina - Conquistando cada vez mais espaço nas ruas das cidades e nas trilhas do mundo todo, a bicicleta elétrica fará história no Cannondale MTB Festival. Entre as quatro modalidades confirmadas, todas elas chanceladas pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) e pela UCI (União Ciclística Internacional), definindo assim os campeões nacionais de 2019, está a inédita disputa no E-Mountain Bike no XCO (cross country olímpico). Nomes de diferentes gerações do mountain bike nacional estão confirmados na prova do E-MTB, como Albert Morgen, Erick Azzi, Luciano KDra, Patrícia Loureiro, entre outros.

O Cannondale MTB Festival tem patrocínio de Jeep, Monster Energy, Coca-Cola, Barbedo, Cannondale, Shimano e Vittoria.