sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Horta comunitária da Av. Paulista comemora sete anos e dá início à reurbanização da Praça do Ciclista



Agenda - evento na Avenida Paulista (13/10) Comemoração dos sete anos da horta comunitária da Av. Paulista dá início à reurbanização da Praça do Ciclista
Neste domingo (13), a Praça do Ciclista na Avenida Paulista será palco das comemorações dos sete anos da horta comunitária. A partir das 10h, a Eureka Coworking promoverá diversas atividades no local. Haverá espaço para fazer pic-nic, brincadeiras para as crianças, oficinas e encontros musicais. Quem for até a praça poderá ainda trocar mudas e sementes para colaborar com a revitalização da horta. A ação tem apoio da Shimano.


A data também será registrada como ponta pé inicial da revitalização da Praça do Ciclista, projeto aprovado recentemente pela prefeitura que inclui renovação do mobiliário urbano e estação de assistência ao ciclista. O espaço verde localizado no canteiro central será expandido para as duas grandes aberturas que revelam o túnel, onde serão acopladas floreiras nos guarda corpos existentes. A nova horta terá o cultivo de plantas alimentícias não convencionais (PANC’s). Já as floreiras serão compostas por plantas que atraem agentes polinizadores tão raros no ambiente urbano como abelhas, pássaros e borboletas.

A revitalização da praça tem patrocínio da Sense Bike, Eureka Coworking e apoio da Shimano. Conta ainda com a consultoria do Portal Vá de Bike, Vanessa Tordino, Ivson Miranda, Cicloponto, Cheguei de Bike, Vereador Police Neto, Instituto, Ciclo BR, Horta do Ciclista e IMS.
Criada em outubro de 2012, a Horta do Ciclista foi uma iniciativa de moradores e vizinhos da praça da Avenida Paulista. O projeto foi um dos pioneiros em difundir a produção de alimentos em espaços públicos, ensinando a comunidade a cultivar e a desenvolver as próprias hortas. Atualmente, existem mais de 50 hortas comunitárias espalhadas pela cidade, que deram origem a União das Hortas Comunitárias, associação que congrega as respectivas hortas, sendo que todo o trabalho é feito por voluntários das vizinhanças destes espaços.

Sobre Shimano – Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America (SLA) foi fundado em 2007. A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration - alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics - para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano Index System), entre outras, reconhecidas e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2, além de ser a criadora e organizadora do Shimano Fest – Festival da Bicicleta, que terá sua décima edição de 22 a 25 de agosto de 2019 no Memorial da América Latina.
Sobre Eureka - O Eureka Coworking nasceu em 2014 com o propósito de oferecer espaços de trabalho compartilhado, de inovação e empreendedorismo na cidade. Com mais de 3.000m2, atualmente com duas unidades, incentiva a mobilidade ativa por meio de benefícios aos clientes que chegam de bicicleta. Em 2018 recebeu o prêmio “SP DE BIKE AO TRABALHO” na categoria pequenas empresas ao lado do Banco Itaú, reconhecimento pelo incentivo ao modal no dia a dia. O coworking oferece desde espaços compartilhados para uma pessoa até andares inteiros para 150 funcionários.

Nenhum comentário: