quarta-feira, 6 de novembro de 2019

MTB 12 Horas completará sua 23ª edição Prova será no dia 16 de novembro, no Parque Ecológico de Campinas

MTB 12 Horas (Sampa Bikers)
Um dos mais importantes e tradicionais eventos de mountain bike do pais, o MTB 12 Horas terá sua 23ª edição no dia 16 de novembro. O Parque Ecológico de Campinas será o palco pelo segundo ano consecutivo do evento, um verdadeiro festival da modalidade e que mescla competição de longa duração, atrações, torcida e muita emoção com um astral único e positivo. Além do mais puro mountain bike, o evento reunirá muita música, food trucks, feira de produtos e acessórios do esporte.

O evento conta com equipes de revezamento – duplas, trios e quartetos -, e a categoria Solo. A largada, no estilo “ Le Mans”, onde os ciclistas correm a pé para pegar suas bicicletas, também é um show à parte. Serão 400 competidores, de 10 estados do Brasil e centenas de cidades, divididos em 13 categorias. A largada está marcada para as 10h.
Com o enorme sucesso do ano passado, o belíssimo Parque Ecológico em Campinas, será novamente a sede da competição que é realizada desde 1996. São 24 anos de muita história e tradição que tornou esse evento ciclístico um dos mais importantes do Brasil.
O circuito, um dos melhores de todos os tempos desde o primeiro MTB 12 Horas, é perfeito. Formado quase totalmente por tortuosos singletracks (trilhas estreitas) em meio a bosques e árvores, entremeados por trechos abertos e de alta velocidade e curvas desafiadoras, lembra em muitos pontos o técnico e exigente percurso do CEMUCAM. O circuito coloca à prova a capacidade física, a técnica de pilotagem e também a resistência mental dos participantes 
Considerado de forma unânime, em 2018, pelos participantes como “um dos mais divertidos de todos os tempos”, oferece terreno e obstáculos variados típicos do “verdadeiro mountain bike”, nas palavras de um atleta, em seus 6.200 metros de extensão. 
Uma das atrações da competição será o tetracampeão na Solo, Carlos Henrique Paixão, da cidade de Avaré, único ciclista a ganhar quatro vezes consecutivas e que busca, este ano, seu quinto título e o recorde de maior campeão de todos os tempos.
Outra atração será o padre ciclista Cristovão Sopicki, com sua tradicional benção antes da prova. Depois da oração, ele se transforma em ciclista. Troca o traje católico por luvas, sapatilhas, capacete e, é claro, a bicicleta. O polonês, que nasceu em Wadovice, a cidade de João Paulo II, e foi coroinha crismado pelo falecido papa, destaca que, no início, os ciclistas estranhavam o ritual que se repetirá na 23ª edição do MTB 12 horas.
Sobre o MTB 12 Horas
O MTB 12 Horas é a prova de mountain bike de longa duração em revezamento mais tradicional do Brasil. A prova existe desde 1996, numa iniciativa do Clube Sampa Bikers. São 12 horas de prova disputadas em um circuito técnico com muitas trilhas e poucos lugares de ultrapassagem. 
As duplas, trios e quartetos são categorias de revezamento, nas quais os competidores se revezam de forma livre, durante as 12 horas de prova. Vence aquele que completar o maior número de voltas. Na parte noturna, a iluminação é fornecida por faróis instalados nas bicicletas, pois o circuito não é iluminado
O MTB 12 horas 2019 é tem promoção e organização do clube de ciclistas Sampa Bikers, com patrocínio do Audax Bikes, apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Social e de Turismo, Lojas Decathlon, Hotel Vila Rica Campinas, Sanasa , Shimano, Spec Squeezes, Escola Park Toll, Solifes , Going e LAF Seguros.

Mais informações no site oficial, www.mtb12horas.com.br

Nenhum comentário: